quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Um contato imediato de muito humor

Logo no prefácio, o próprio Maurício de Sousa classifica Magnetar como uma aventura solitária e introspectiva, já Laços é uma fábula sobre a amizade. Bem, seguindo essa linha, Pavor Espaciar é uma comédia ao melhor estilo dos Reis do Riso.


Isso é fácil de explicar, o estilo do autor desta Graphic Novel, Gustavo Duarte, é mais visual que falado (ou escrito), as imagens são ricas, ágeis e contam bem a história, sem a necessidade de grandes textos explicativos, lembrando a agilidade dos clássicos do cinema mudo. Além disso, apesar de a temática ser um contato com extraterrestres, o que se sobrepõem é a veia cômica, lembrando as deliciosas matines de Charles Chaplin, Harold Lloyd e Buster Keaton.

Todos os encantos do caipira Chico Bento estão presentes, assim como de seu primo, Zé Lelé, toda aquela forma simples do morador do interior do Brasil, o matuto que todos conhecemos bem. Aqui eles têm como coadjuvantes o porquinho Torresmo e a galinha Giselda, que são fundamentais à trama.

Além da riqueza do roteiro, a arte é um verdadeiro Easter Egg, cheio de surpresas e pegadinhas, como uma arma espacial cultuada por fãs de ficção científica, um astro pop (que já foi chamado de ET em outra mídia), além de muitas referências a mistérios e lendas que envolvem os discos voadores.

Uma leitura deliciosa, daquelas que garantem muitas risadas, que vale cada minuto, e que venha a próxima Graphic.


Nenhum comentário: