domingo, 16 de dezembro de 2012

De releitura de um clássico dos quadrinhos nacionais

Li a notícia algum tempo atrás que os personagens do Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica, iria lançar uma série de revistas em quadrinhos (graphics novels) de seus personagens com uma temática mais adulta e que o primeiro volume seria do personagem Astronauta.

Alguns dias depois eu vi a edição nas bancas de revistas, mas não me interessei, não sei se foi o preço, se eu estava pensando em comprar outra coisa, mas o fato é que eu deixei passar.

Como eu acompanho muito da cultura pop na internet (principalmente), acompanhei a evolução das críticas e fui ficando curioso, quando soube que a revista tinha esgotado e que seria lançada uma segunda tiragem, eu decidi por compra-la…


Já nas primeiras páginas de Astronauta: Magnetar você vê que a história tem tudo para marcar, uma arte diferente, menos cartunesca, uma narrativa digna do personagem, tudo para dizer que a história será única (no sentido de inigualável)…

Uma missão de observação, um erro de cálculo, um acidente e um náufrago espacial, muita solidão, reflexões e uma tentativa desesperada de sobrevivência, simples assim e ao mesmo tempo genial. Tudo isso acontece, mas o principal, a essência do personagem, está lá, intacta, amadurecida e ao mesmo tempo com a magia de 1963 (ano de sua criação)…

Uma leitura para se repetir.

Nenhum comentário: