quinta-feira, 27 de junho de 2013

A delicadeza de uma fábula

Os personagens principais da Turma da Mônica, criação fantástica de Maurício de Sousa, todo mundo conhece, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali nos acompanham desde a infância. Eles surgiram ao longo da década de 1960, nas tirinhas que começaram a sair nos jornais e, depois, nas revistas em quadrinhos.

Cada qual, com suas características básicas, espelha um pouco de cada um de nós em nossa infância. E ler ou reler uma história da turminha sempre nos traz alguma coisa de nostalgia, de alegria e inocência.

Quando Maurício completou cinquenta anos de carreira, seus estúdios convidaram cinquenta artistas brasileiros para, cada um ao seu modo, contar uma pequena história de três ou quatro páginas de um de seus personagens. A iniciativa deu tanto certo que mais cinquenta e, depois, mais outros cinquenta preencheram mais dois volumes dessa homenagem (pena que eu não li nenhum dos três livros).

Desses livros surgiu uma nova revista dos Estúdios Maurício de Souza, uma graphic novel que apresenta uma história fechada onde um artista brasileiro conta uma aventura de um de seus personagens, com arte própria. O primeiro volume foi Astronauta, que encantou com Magnetar, de Danilo Beyruth.

Agora os irmãos Vitor e Lu Cafaggi nos brindam com uma história da turminha mais famosa do Bairro do Limoeiro e encantam com uma singular e delicada fábula sobre a amizade, a infância e o amor fraternal. Amor entre amigos, amor de um garotinho por seu animal de estimação, algo que faz com que se enfrentem os maiores desafios da vida para ter aquele que gostamos ao nosso lado.

São ao todo 84 páginas que devem ser lidas e relidas infinitas vezes. E podem ter certeza, cada vez que a história for lida, ela encantará e emocionará o leitor.

Nenhum comentário: