domingo, 30 de dezembro de 2012

De investigações do sobrenatural

Uma série de televisão Spin-off não é novidade, as televisões dos Estados Unidos têm vários exemplos que podemos citar, tais como Law and Order, que gerou quatro outras séries, CSI, originou mais duas, e outros. Algumas séries são da mesma qualidade que a original e outras não. Até aí, nada de mais.

Algum tempo atrás eu estava assistindo uma série inglesa, Doctor Who, que detém o título de série de ficção mais longeva da televisão mundial, tendo começado nos anos 1960 e sendo apresentada até meados dos anos1980. A série sofreu alterações e recentemente retornou com alguma regularidade, sendo exibida pela BBC de Londres (no Brasil a TV Cultura de São Paulo exibiu/exibe algumas temporadas dessa nova série). Na metade da primeira temporada, no episódio Criança Vazia, a série apresenta aos telespectadores o personagem Capitão Jack Harkness, um aventureiro que viaja pelo tempo e espaço, assim como o personagem principal.

O papel de Jack ao longo de Doctor Who eu não conheço, mas sei que na segunda temporada, no episódio Tooth and Claw (dente e garra, tradução livre) é citada uma organização governamental inglesa que atuaria de forma secreta para impedir invasões alienígenas e estudar a tecnologia extraterrestre para torna-la apta ao uso pelos seres humanos. Essa organização, criada pela Rainha, é denominada Torchwood.
 

Se o episódio já era uma preparação para a nova série ou se ela já estava no ar quando ele foi exibido, eu não saberei dizer, o fato é que ela serve como uma explicação para a origem dessa organização. A série mostra as investigações da equipe 3 da organização, que se localiza em Cardiff, País de Gales, com sede montada embaixo do Millenium Stadium.

A primeira temporada é bastante movimentada, mostrando os mesmo ingredientes de Arquivo X, mas com um pouco mais de suspense e de forma levemente mais perturbadora. O grupo investiga luvas que podem ressuscitar pessoas temporariamente, ação de seres sobrenaturais que assumem a forma de fadas para se aproximar de crianças, desaparecimento de viajantes em uma determinada região do País de Gales (que resulta num dos episódios mais perturbadores da temporada), alienígenas vindos do espaço e viagens no tempo que são causadas por perturbações numa fenda espaço temporal existente em Cardiff.

Ao longo de todos os episódios da temporada, pequenas pistas são deixadas, estas pistas nos levam ao desfecho da temporada, o maior desafio que a equipe enfrentará até aquele momento, com um ser infernal sendo libertado por causa do colapso da fenda.

Uma série que ao mesmo tempo instiga e perturba, uma variação de Arquivo X, levemente mais adulta, com personagens carismáticos, uma diversão garantida.

Nenhum comentário: