sábado, 11 de janeiro de 2014

Valente, uma fábula de adolescência e amores platônicos

Há mais ou menos um mês atrás (dezembro de 2013), foram lançadas três coletâneas de tirinhas do personagem Valente do artista brasileiro Vitor Cafaggi, o mesmo que, junto com sua irmã Lu, criou uma história clássica da Turma da Mônica.
 
 
Nessas coletâneas Vitor faz uma linha mais biográfica, adaptando histórias de sua adolescência e de seus amigos para a vida do cãozinho Valente. Impossível não identificar no personagem uma ou outra característica sua, durante sua adolescência.
 
 
O protagonista vive de paixões platônicas, até que conhece uma gatinha dengosa, Dama, que bagunça de vez sua vida, levando a altos e baixos em sua vida sentimental. Também conhecemos seus amigos (alter egos da vida real) como Bu, colega de classe, melhor amiga e confidente, e os amigos de classe, RPG e... bem, Valente não gosta de baladas, são eles Esopo, Cacique, Percival, Ted e Mel.
 
 
Também vemos a mudança de foco de Valente, mudando suas atenções de Dama para a doce Princesa, que mostrará que a vida não são apenas flores.
 
Uma leitura leve, com algumas reminiscências de adolescência, que vale momentos de lazer, vale repetir para esquecer o estresse do dia a dia.
 

Nenhum comentário: